Investimentos


COPOM Agosto 2023

jeFtv1X8_400x400

Rafaela Vitória

Publicado 02/ago

Copom reduz a Selic em 0,50 ponto percentual para 13,25%

O Copom iniciou o ciclo de corte de juros em 0,50 p.p., em linha com nossa expectativa, indicando ser o ritmo adequado para os próximos cortes, considerando o atual cenário de queda da inflação. A decisão foi dividida, com 5 votos a favor de um corte de 0,50 p.p. e 4 votos para 0,25 p.p.

Entre os fatores favoráveis para o início dos cortes, o Copom destacou a desaceleração da inflação, que incluem as medidas de núcleo e serviços, que são mais sensíveis à política monetária, bem como a aqueda das expectativas de inflação para o longo prazo. Por outro lado, ainda permanecem riscos de alta que requerem serenidade e moderação, entre eles uma maior persistência da inflação de serviços e hiato do produto mais apertado.

Expectativa para os próximos passos

O Copom indicou ser apropriado o ritmo de cortes de cortes de 50 p.b. para as próximas reuniões. Nesse cenário, a política monetária deve continuar restritiva por um período ainda prolongado. Ainda assim, os próximos passos irão depender da evolução dos dados, e o Copom pode alterar, seja por uma redução ou aumento da magnitude dos cortes em linha com a convergência da inflação para a meta. A indicação do ritmo de 50pb para as próximas reuniões está em linha com a expectativa do mercado e não deve impactar de maneira significativa a curva de juros. A magnitude do corte total que pode ser feito nesse ciclo ainda está bastante indefinida e nossa projeção se mantem em Selic em em 11,5% no final de 2023 e 9% em 2024 considerando a atual conjuntura de convergência da inflação para a meta ao longo dos próximo ano.


Compartilhe essa notícia

Receba nossas análises por e-mail